A Editora Contracorrente Apresenta Mais Um Livro Do Selo Infantil Do Contra, O Terceiro Volume Da Coleção Mulheres Insubmissas, Apresenta “niède Guidon: A Arqueóloga Da Humanidade”. O Texto É Das Escritoras Valeska Zanello E Ana Míriam Wuensch, Com Ilustrações De Maria Clara Palma.
O Objetivo Da Coleção É Contar Histórias De Mulheres Corajosas Do Nosso País, Revelando Ao Público Infanto-juvenil Que O Papel Das Mulheres Não É Apenas O Do Matrimônio E Da Maternidade, Mas Sim O Que Elas Quiserem.
Nascida Em Jaú, No Interior De São Paulo, E Origem Francesa, Niède Tinha O Espírito Livre, Insubmisso, Não Aceitava A Imposição Da Necessidade De Ter Um Comportamento Diferente Apenas Pelo Fato De Ser Menina. Perdeu Cedo A Mãe E Avó, Suas Referências. Aos 18 Anos Estudou Ciência Natural E Biologia, Na Universidade De São Paulo. Nessa Época, Arrumou Um Emprego E Foi Morar Sozinha. Trabalhou Na Sessão De Pré-história Do Museu Do Ipiranga. Partiu Para A França E Fez Uma Especialização Em Pré-história. Fez Muitas Viagens, Estudou Povos Originários E Ganhou Reconhecimento Internacional Como Arqueóloga. Atualmente, Vive No Parque Da Serra Da Capivara, Onde Inspira Muitas Meninas Da Comunidade. Aposentada, Vive Entre Bodes, Cabras, Galinhas, Porcos, Cachorros E Gatos No Parque Que Ela Mesma Ajudou A Criar.
Foi Indicada Para Prêmio Nobel, Recebeu A Ordem Nacional Do Mérito Científico Do Governo Brasileiro, Foi Eleita Para A Academia Piauiense De Letras E Para A Academia Brasileira De Ciência.