Esse Livro Pode Ser De Grande Ajuda Tanto Para Quem Quer Aprofundar Seus Conhecimentos Ou Atualizar-se Acerca Da Interpretação Presente Da Obra Bakhtiniana E Do Debate Mais Recente, Quanto Para Quem Se Prepara Para Entrar Em Contato Pela Primeira Vez Com Bakhtin E Com A Rede Dialógica Que A Sua Obra Viveu E Que Continua A Viver, Em Um Tempo Que Ele Mesmo Chamava De “tempo Grande”.
a Tentativa É De Fornecer Ao Leitor Uma Visão Completa, Tanto Quanto Possível, Dos Múltiplos Aspectos Nos Quais Se Articula, Segundo Um Movimento Unitário, A Obra De Bakhtin E Do Seu Círculo, Considerando-a De Um Ponto De Vista Teorético. Trata-se De Avaliá-la Tanto Em Relação Aos Atuais Problemas Da Teoria Da Literatura, Da Linguística, Da Semiótica, Aos Quais A Pesquisa Bakhtiniana Volta Diretamente A Atenção, Quanto Em Relação Àqueles De Outras Ciências Humanas Que Têm Sempre Presente A Pesquisa Bakhtiniana Ao Fundo.
por Esse Motivo, Além De Situar A Reflexão Bakhtiniana No Contexto Teórico-ideológico Das Suas Referências Reais, E Também Em Relação A Autores A Quem Ela Diretamente Se Relaciona, Também A Confrontei Com Orientações De Pensamento Que Não A Levam Em Consideração Porque Acredito Que Esse Tipo De Confronto É Importante Para Colher Profundamente Seus Aspectos E Implicações, E Para Avaliar A Sua Atualidade E Capacidade Inovadora.
este Livro Utiliza Minhas Monografias Sobre Bakhtin, Eliminando Delas Partes Que Me Parecem Agora Não Essenciais E Fundindo-as Com Os Meus Trabalhos Posteriores. O Todo Foi Organizado Mediante Uma Minuciosa Distribuição E Reagrupamento Das Temáticas, Portanto, Uma Apurada Subdivisão Por Parágrafos.
a Terceira Seção Propõe-se A Esquadrinhar As Obras Pelas Quais Bakhtin E O Seu Círculo Obtiveram E Obtêm, Ainda Hoje, Interesse E Notoriedade – A Saber, A Quadrilogia Dos Anos Vinte (aquelas Respectivamente Sobre Freud, Dostoiévski, A Filosofia Da Linguagem E O Método Formal), E Depois, Nos Anos Sessenta, A Segunda Edição Do Livro Sobre Dostoiévski E A Monografia Sobre Rabelais, E, Enfim, Nos Anos Setenta, A Coletânea Dos Escritos De Bakhtin.