edmar Lisboa Bacha Revisita A Trajetória Acadêmica E Profissional Que O Levou Até O Mais Bem-sucedido Projeto De Estabilização Econômica Do Brasil
sócio-fundador E Diretor Do Instituto De Estudos De Política Econômica/casa Das Garças E Um Dos Responsáveis Pela Implantação Do Plano Real No Brasil, Edmar Lisboa Bacha Alia Duas Vocações Que Não É De Regra Coexistirem Com Excelência: As Ciências Econômicas E As Letras. Na Esteira Dessa Combinação Bem-sucedida, Surge O Livro De Memórias no País Dos Contrastes — Uma Reconstrução Dos Anos De Formação E Da Carreira Desse Que É Um Dos Mais Importantes Intelectuais Do País, Cuja Contribuição Ajudou A Forjar O Pensamento Econômico Brasileiro.
com Sua Análise Aguçada, A Escrita Versátil E A Distância Crítica Que Só O Tempo É Capaz De Permitir, O Autor Se Recorda Das Origens Na Terra Natal, Lambari, Em Minas Gerais, Resgata Em Crônicas Diligentes Os Anos De Formação, Em Yale, E Culmina Na Narrativa De Bastidores Da Criação Dos Planos Cruzado E Real — Marcos Da História Econômica Nacional Revisitados Da Perspectiva De Quem Viveu Intensamente A Frustração Do Primeiro E Foi Peça Fundamental No Sucesso Do Segundo. Nas Menções À Sua Vasta Produção Acadêmica, Bem Como Aos Anos De Serviço Público — Da Presidência Do Ibge, Na Década De 1980, Até A Presidência Do Bndes, Nos Anos 1990 —, Enxergamos O Zelo Com O Qual Bacha Aplica A Teoria Econômica Para Entender Processos Que Nos Desafiam Como Sociedade.
não São Muitas As Pessoas Cuja Trajetória Revista Tem A Virtude De Ajudar A Explicar Importantes Realizações De Uma Nação. Com No País Dos Contrastes, Edmar Lisboa Bacha Se Torna Uma Delas.