O Livro Nossa Correspondente Informa - Notícias Da Ditadura Militar Brasileira Na Bbc De Londres É Uma Lição De História. Entre 1973 E 1985, A Jornalista Jan Rocha Foi Correspondente Da Bbc De Londres No Brasil. Com Enorme Frequência, Às Vezes Com Mais De Uma Notícia Por Dia, Ela Traduzia Ao Mundo O Que Estava Ocorrendo No Brasil, Na Forma De Notas, Em Geral Breves, Que Iam Ao Ar Em Inglês E Também Eram Traduzidas Para O Serviço Brasileiro Da Rádio Britânica.
queimadas, Invasão De Terras Indígenas, Perseguição A Religiosos, Inflação, Descontrole Cambial, Falta De Planejamento, Saúde Pública Caótica, Sonegação De Informações, Alteração Das Regras Do Jogo Político De Acordo Com As Conveniências: O Dia A Dia Da Ditadura, Mostram Notícias De Jan Rocha, Simples E Diretas, Era Um Verdadeiro Inferno. A Ideia De “quem Não Fez Nada De Errado Não Sofreu” Durante O Período, Tão Difundida (e Falsa, Porque Se Opor Ao Regime Era, Sabemos, A Coisa Certa A Se Fazer) Pelo Revisionismo E Pelas Fake News, Se Mostra Absolutamente Equivocada Diante Da Realidade.
quando Jan Rocha Começou A Colaborar Com A Bbc No Brasil, Em 1973, A Luta Armada Contra A Ditadura Já Tinha Acabado, O País Estava Prestes A Entrar Na “abertura Lenta, Gradual, Porém Segura” Prometida Pelo General Ernesto Geisel E Seguida Pelo Seu Sucessor, O General João Figueiredo. Mas A Repressão Ilegal Do Estado Continuava E Começava A Transformar-se Em Terrorismo De Estado, Executado Pela Linha-dura Do Exército Para Tentar Impedir A “abertura” E O Retorno À Democracia, Ao Estado De Direito.
a Abertura, Também É Possível Perceber Na Leitura Sequencial Das Notícias, Foi Mais Lenta Do Que Gradual E Segura: Foi Cheia De Solavancos, Sobretudo Quando A Ultradireita Deu Início A Uma Série De Atentados, Ora Nitidamente Para Intimidar Opositores, Ora Para Responsabilizar A Esquerda, Numa Guerra De Fatos E Informações. Esses Numerosos Atentados, Contra A Ordem Dos Advogados Do Brasil, A Associação Brasileira De Imprensa, O Jornal O Estado De S. Paulo, Além Do Conhecido E Felizmente Malogrado Caso Do Riocentro, Entre Tantos Outros, Nunca Foram Seriamente Investigados. E, Ao Contrário Do Que Ocorreu Com Os Opositores, Que Pagaram Frequentemente O Preço Do Engajamento Político Com A Própria Vida Ou Longos Anos De Prisão, A Direita Explosiva Jamais Pagou Por Seus Atos De Violência, Mesmo Os Executados Após A Lei Da Anistia De 1979.
esta Coleção De Despachos De Jan Rocha Mostra Uma Profissional Exemplar, Em Que O Rigor Jornalístico Anda Lado A Lado Com A Coragem E A Sensibilidade Humana. Este Livro É Um Exemplo De Como É Preciso Retomar A História Da Ditadura Para Além Das Narrativas Oficiais, Que Minimizam As Dores E Os Sofrimentos Da Maioria Da População.