O Livro Percorre As Diferentes Configurações Assumidas Pela Colonização Europeia Do Novo Mundo Do Século Xvi Ao Xix, Analisando A Trama Entre As Construções Ideológicas E As Situações Históricas Concretas. Explica As Polêmicas Teológico-jurídicas Travadas Na Espanha A Propósito Dos Direitos Dos Indígenas, Em Cuja Defesa Se Ilustraram Bartolomeu De Las Casas E Francisco De Vitoria. Ambos Condenaram A Escravização Das Populações Colonizadas, Sem Muito Êxito Prático, Mas Fixando O Princípio Teológico Da Universalidade Da Condição Humana. Examina Também O Impacto Das Novas Concepções De Propriedade, Gestadas No Mundo Europeu, Sobre As Condições De Existência Dos Indígenas. Nos Estados Unidos Do Século Xix, O Grande E Contínuo Fluxo De Imigrantes Europeus Atraídos Pela Concessão De Terras No Oeste Expulsou De Seus Territórios Os Povos Indígenas, Uns Após Os Outros, Exterminando Quase Todos.
joão Quartim De Moraes É Professor Titular Aposentado, Atualmente Colaborador, Do Instituto De Filosofia E Ciências Sociais (ifch) Da Unicamp. Publicou, Entre Outros, A Esquerda Militar No Brasil, Vol.1: Da Conspiração Republicana À Guerrilha Dos Tenentes. Organizou, Apresentou E Escreveu Capítulos Para Os Quatro Primeiros Volumes De História Do Marxismo No Brasil (editora Da Unicamp).
ligia Osorio Silva É Professora Titular Aposentada, Atualmente Colaboradora, Do Instituto De Economia Da Unicamp. Publicou, Entre Outros, Terras Devolutas E Latifúndio (editora Da Unicamp).