como Desdobramento Das Atividades Da Fundação José Saramago, Foi Criado O Blog josesaramago. Org. Os Posts, Agora Reunidos Neste caderno, Revelaram-se Um Espaço Privilegiado Para A Veiculação Dos Juízos Éticos E Estéticos Do Escritor.
o Caderno, Reunião Dos Textos De Saramago Postados Quase Diariamente Em Seu Blog Entre Setembro De 2008 E Março De 2009, É Mais Do Que Uma Simples Coletânea De Crônicas Jornalísticas. É Um Relato De Vida, Um Diário Intelectual E Sentimental Do Único Prêmio Nobel De Literatura Em Língua Portuguesa.
na "página Branca Da Internet", O Autor Conta O Que O Motiva, O Que O Indigna Ou O Que Lhe Apetece. Comenta O Minuto, Mas Também Recupera Uma Declaração De Amor A Lisboa. Fala Dos Seus Autores Preferidos, Com Humor Define As Calças Sempre Impecavelmente Vincadas De Carlos Fuentes, Mas Também O Universo Turbulento Dos Turcos De Jorge Amado Descobrindo A América. Fala Do Papa, De Garzón, E De Pessoa, De Sigifredo López E Rosa Parks, E De Tantos Lutadores Pacíficos Que Conseguiram Mudar O Mundo Ou Estão Tentando. E Emociona-se Com Gente, Com Amigos, Com Pormenores... São Seis Meses De Vida Contados Em Cartas Inteligentes, Porém Diretas, Sem Artifícios.
mas Antes E Acima De Tudo, Saramago Parece Ter Encontrado Nesse Lugar Indefinido, Em Que Todos Talvez Sejamos Iguais, A Plena E Direta Realização De Algo Que Sempre Distinguiu Sua Obra E Sua Postura Pública: A Firme Tomada De Opiniões E A Indignação Ante A Injustiça.
a Lucidez, A Inconformidade E A Relevância Desses Relatos Pediam A Transformação Da Instantaneidade Do Blog Naquele Tempo Plácido Dos Livros, O Que É Agora Materializado Neste Caderno.