...resultado De Portentosa Pesquisa Histórica, O Professor Hermes Nos Brinda Com Uma Obra De Substancioso Conteúdo Ornada Por Um Estilo Literário Fluído, Leve, Propiciando Uma Leitura Agradável E Instigante Como A Dos Melhores Romances.
dedicou-se O Autor A Contar A História Da Faculdade De Direito No Período Da Fundação, Em 10 De Dezembro De 1892, Em Ouro Preto, Até O Final De 1930, Quando Já Consolidada Como Uma Das Mais Importantes Instituições De Ensino Jurídico Brasileira, Abrigada No Casarão Da Praça Da República.
o Mais Interessante É A Argúcia Do Professor Hermes Ao Perceber E Narrar A Conexão Existente Entre As Histórias Da Faculdade De Direito, Da Cidade De Belo Horizonte, Do Estado De Minas Gerais E Da República. Essa Imbricação Possibilita Inferir A Vetusta Casa De Afonso Pena Como O Centro De Onde Irradiam Ideias, Práticas E Personagens Que Moldaram A Primeira República...
da Apresentação De Fernando Gonzaga Jayme
diretor Da Faculdade De Direito Da Ufmg
...o Tema É Por Demais Atraente: A História Do "casarão Da Praça Da República". Traduzindo, Para Os Mais Novos, O "casarão" É A Nossa Velha E Tão Saudosa E Respeitada Faculdade De Direito. A Antiga Praça Da República É A Atual Praça Afonso Arinos, Ali Na Confluência Das Avendias João Pinheiro, Álvares Cabral E Rua Dos Guajajaras, Distante Dois Quarteirões Da Avenida Afonso Pena, A Principal De Nossa Cidade.
o Melhor Do Livro, Que Pude Ler No Original Digitado, É Que Seu Autor Não Se Prende Nem Se Limita Apenas À Faculdade, À Sua Trajetória, A Seus Professores, A Seus Alunos, A Seus Funcionários. Ele, Adotando O Método Cronológico, Relembra, Também, Tudo O Que Acontecia Na Ainda Incipiente Belo Horizonte, Desde Seu Planejamento, Em Ouro Preto, A Antiga Capital, Pelos Fundadores E Por Aarão Reis, O Sábio Urbanista, Até Os Tempos Tumultuados, Agitados, Confusos, Da Revolução De 1930...
do Prefácio De Fábio Proença Doyle
professor Universitário E Membro Da Academia Mineira De Letras