Um Assassinato, Um Suspeito E Muitas Perguntas.
romance Policial, Investigação Sobre Os Limites Do Desejo, Experimento Narrativo, O Primeiro Romance De Rubem Fonseca Parece Um Jogo De Espelhos, Em Que Os Personagens Se Desdobram, Assim Como A História E O Próprio Narrador, Sem Que Saibamos Quais São Os Originais E Quais São Os Reflexos.
paul Morel É Um Artista De Vanguarda Que Está Preso Pela Suspeita De Assassinato De Uma De Suas Namoradas. Na Cela, Recebe A Visita Do Escritor Vilela, Ex-delegado Que Já Aparecera No Conto Final De A Coleira Do Cão (1965). Enquanto Morel Pede Ao Escritor Auxílio Para Escrever — Não Sabemos Se Um Romance Ou Sua Autobiografia —, Vilela Enxerga No Artista Semelhanças Com Sua Própria Vida. O Que Lemos É O Entrelaçamento De Duas Narrativas Paralelas: Ora Estamos Diante Do Manuscrito De Morel, Ora É O Narrador Que Assume A História. Até Que, No Final, As Tramas Se Encontram Em Uma Conclusão Brilhante.
publicado Em 1973, Quando Rubem Fonseca Já Era Considerado Um Dos Principais Contistas Brasileiros, O Caso Morel É Um Romance Curto, Em Que O Autor Retoma E Desenvolve Temas Já Explorados Em Seus Contos, Como A Arte, O Sexo, A Violência, A Moral E A Relação Do Homem Com O Mundo.
com O Cuidado Narrativo Levado Às Últimas Consequências, Este É Um Livro Que Ultrapassa Os Limites Do Gênero Policial Em Nome Da Complexidade Da Literatura.