O Livro Tem Como Objetivo Analisar As Atribuições Históricas E Geográficas Do Colégio Estadual Mário De Andrade (cema) Entre 1964 E 1982, Articuladas As Transformações Nacionais E Locais. Buscamos Saber Qual Era O Papel Da Instituição Naquele Contexto, Quais Eram As Bases Do Ensino De Geografia, E Quais Eram As Condições De Trabalho Dos Docentes Dessa Disciplina. Naqueles 18 Anos, O Cema Contribuiu Com Várias Modalidades De Ensino Ofertadas Aos Adolescentes E Jovens Da Região. O Recorte Corresponde Ao Período De Criação E Consolidação Dessa Instituição Pública De Ensino. Nessa Trajetória/processo, Foi Relevante A Participação Da Comunidade, De Lideranças Locais, Do Poder Público E Das Irmãs Escolares De Nossa Senhora. Nossa Análise Segue Uma Perspectiva Dialética A Partir Da Seguinte Metodologia: A) Análise De Fontes Primárias Como: Leis, Decretos, Documentos, Resoluções, Revistas Da Época, Fotografias Entre Outros, B) Análise De Fontes Bibliográficas, Como: Artigos, Livros, Teses, Dissertações Que Versaram Sobre A Temática, E C) Entrevistas Com Ex-diretores, Alunos, Professores, Pessoas Da Sociedade Que Passaram Pela Instituição. O Cema Foi Por Um Determinado Tempo A Única Instituição A Ofertar O Ensino Secundário E Profissionalizante No Município E Região. Uma Parte Significativa De Profissionais Liberais, Entre Eles: Advogados, Contadores, Administradores, Engenheiros, Médicos, Professores E Empresários Do Município E Da Região, Tiveram Suas Histórias Marcadas Pela Passagem Por Essa Instituição. Ao Ofertar O Ensino Em Seus Diferentes Níveis, Oportunizou Acesso Ao Conhecimento Geográfico, Cumprindo, Na Medida Do Possível, Sua Função Social E Educacional, Promovendo A Formação Profissional E Cidadã Da Juventude Regional.