Publicado Em 1985 No Japão E Inédito No Brasil,
o Fim Do Mundo E O Impiedoso País Das Maravilhas
É Uma Das Obras Mais Notáveis De Haruki Murakami. Neste Romance Vencedor Do Prêmio Tanizaki, O Autor Intercala Duas Narrativas Para Compor Uma Obra Singular Que É, Ao Mesmo Tempo, Mistério E Ficção Científica.
A Caminho Do Laboratório De Um Velho Professor, Um Programador Pega Um Elevador Enorme E Tão Lento Que Não É Possível Saber Se Está Subindo Ou Descendo. Ao Chegar, É Recebido Por Uma Bela Jovem, Ela Indica O Caminho E Eles Passam A Percorrer Corredores Infinitos E Caminhos Subterrâneos. No Trajeto, Não Ouve Ou Sente Sua Própria Respiração, E É Como Se As Palavras Que Ela Diz Chegassem Aos Seus Ouvidos Através De Uma Espessa Parede De Vidro.
Em Paralelo, Numa Cidade Pequena E Fantasmagórica, Rodeada Por Uma Muralha Que A Separa Do Resto Do Mundo, Vivem Seres Humanos Sem Sentimentos. Habituados À Ausência De Emoções, Todos Estão Sempre Satisfeitos E Em Paz. Ninguém Envelhece Ou Morre. A Essa Cidade Nos Confins Do Mundo Chega Um Jovem Incumbido De Ler Velhos Sonhos. Com A Ajuda Da Bibliotecária, Ele Se Propõe A Recolher Recordações E Fragmentos De Vidas Alheias, Pertencentes A Uma Outra Possível Dimensão.
Aparentemente Desconectadas, As Duas Narrativas Vão Se Desenhando Como Opostas: Realista E Mítica, Distópica E Utópica, Quente E Fria. Aos Poucos, A Primeira Vai Se Tornando Mais Fantástica, A Segunda, Menos Folclórica, E Elementos Em Comum Começam A Surgir: Crânios De Unicórnio, O Fim Do Mundo, O Fato De Que Ninguém Tem Nome, Clipes De Papel, Sinestesias.
o Fim Do Mundo E O Impiedoso País Das Maravilhas
É Um Romance Singular E Inovador. Nele, Murakami Conduz O Leitor Por Uma Trama Em Que Um Especialista Em Dados, Um Cientista Perturbado E Sua Excêntrica Neta — Além Da Atriz Lauren Bacall, Bob Dylan, Bandidos, Bibliotecários E Monstros Subterrâneos — Se Unem Em Uma Aventura Fascinante.