A Repressão Das Pulsões Incestuosas Permite A Estruturação Mental Do Indivíduo, É Um Mecanismo Mental Inconsciente Que Organiza A Vida Afetiva E Cognitiva Do Ser Humano. Desse Modo, Para Entender O Que Vem A Ser Um Ato Incestuoso, Devemos Avaliar O Significado Social E Cultural De Família, Pois O Incesto É Um Assunto De Família. Por Outro Lado, Apesar Da Existência De Diferentes Tipos De Famílias, Elas Sempre Serão Um Constructo Social, Devendo Ser Respeitadas Pois São A Célula Do Tecido Social.
a Ausência Das Funções Familiares Primárias Nas Famílias Incestuosas Não Deveria Ser Entendida Exclusivamente Como Abuso Sexual. O Incesto É Um Ato Destrutivo Determinado Por Um Jogo De Poder Sobre O Outro.
sobre O Autor
claudio Cohen
médico Psiquiatra E Psicanalista, Mestre E Doutor Em Psicologia Social Pelo Instituto De Psicologia Da Universidade De São Paulo (ipusp), Livre Docente Em Ética Médica Pela Faculdade De Medicina Da Usp (fmusp). Professor Associado Da Fmusp E Coordenador Do Centro De Estudos E Atendimento Relativos Ao Abuso Sexual (cearas). Professor Responsável Pelas Disciplinas De Graduação Bioética E Bioética Clínica Na Fmusp E Pela Disciplina De Pós-graduação Bioética, Saúde E Justiça Na Mesma Instituição. Ex-presidente Da Academia De Medicina De São Paulo E Ex-presidente Da Comissão De Bioética Do Hospital Das Clínicas Da Fmusp. Participou De Duas Obras Que Receberam O Prêmio Jabuti: Bioética (edusp, 3. Ed., 2008), Como Organizador, E Clínica Psiquiátrica: A Visão Do Departamento E Do Instituto De Psiquiatria Do Hcfmusp (manole, 2012), Como Colaborador.