Durante Milênios, A Humanidade Conheceu Apenas Religiões De Culto, Politeístas, De Âmbito Local Ou Regional, Enraizadas Na História De Cada Povo, Confinadas Nos Limites Da Sua Língua E Da Sua Cultura. A Elas Pertenciam Os Antigos Deuses Egípcios, Babilônicos E Greco-romanos, Entre Outros. As Semelhanças Entre Tais Religiões Permitiam Que Se Estabelecessem Correlações Entre Elas, Com Fronteiras Fluidas E Até Intercâmbio De Deuses.
foi Tremenda A Alteração Trazida Pelas Religiões Reveladas, Monoteístas, Consolidadas Em Textos Canônicos E Dotadas De Vocação Universal. Elas Não Resultaram De Processos Evolutivos, Mas De Atos Revolucionários, Apresentando-se Como Portadoras De Verdades Que Não Se Veem Mais Como Complementares A Outras Verdades. Fora Da Sua Ortodoxia Estão A Heresia, O Paganismo, A Superstição E A Idolatria.
as Religiões De Culto Lidam Com O Sagrado Manifestamente Presente No Mundo, Encarnado Em Objetos E Lugares Ou Representado Em Imagens. Para As Religiões Do Livro, Porém, As Coisas Do Mundo São Armadilhas Que Desviam A Atenção. O Sagrado É Inacessível Aos Sentidos. Nas Religiões Arcaicas, O Texto, Quando Existia, Estava Inserido No Ritual E Subordinado A Ele. No Monoteísmo, O Ritual Passa A Ser Um Acompanhante Da Leitura E Da Interpretação De Escrituras Canônicas. Elimina-se A Exuberante Teatralidade Dos Cultos.
em Um Caso, Rito, Imagens E Imanência. Em Outro, Escrita, Abstração E Transcendência. Nessa Transição, O Sacerdote Cede Lugar Ao Intérprete, Ao Erudito, Ao Pregador.
tudo Isso É O Que Jan Assmann Chama De "distinção Mosaica", Em Referência Ao Fundador Do Judaísmo. Não Se Trata De Um Evento Histórico Específico, Mas De Uma Ideia Reguladora, Cujo Efeito Transformador ? E Civilizatório ? Se Estende Por Séculos. Mas, Ao Separarem Rigidamente O Verdadeiro E O Falso, O Certo E O Errado, O Bem E O Mal, As Verdades Reveladas Induzem As Religiões À Intolerância E Ao Antagonismo. É O Preço Do Monoteísmo.