Quais São As Causas Do Descontentamento Das Pessoas Com A Política, Pergunta-se O Filósofo Renato Janine Ribeiro Na Abertura De O Valor Volta À Política, Coletânea De Artigos Escritos Entre 2011 E 2015, Num Momento De Forte Otimismo Com Um País Que, Após Consolidar A Democracia, Parecia Destinado A Fortalecê-la E Se Desenvolver. O Retrocesso Que O Atingiu - Assim Como A Outros Países - Substituiu A Política Pelo Ódio. Mais Que O Antipetismo, O Maior Triunfo Desse Furor Foi A Antipolítica.
Mas O Que Aconteceu? Será Que A Vida Política Se Tronou Um Efeito Da Vida Econômica? Se A Cidadania, Em Nossos Dias, Realmente Foi Substituída Pelo Consumo, Então É A Subida Ou A Queda No Nível De Vida O Principal Critério Para As Pessoas Decidirem Seus Votos? É Recorrendo Ao Tempo Longo Que Janine Vai Examinar Se O Apelo Democrático Simplesmente Se Esgotou Ou Se O Que Estamos Vivendo É Uma "reação Reacionária" Dos Ressentidos Com Um Mundo Em Transformação.
Observador Atento E Afiado, O Próprio Autor Revisita Esses Anos De Efervescência Tecendo, Em 2021 - Portanto Após A Ascensão Da Extrema-direita -, Comentários Aos Seus Artigos.
Dos Efeitos Da Crise Financeira De 2008 À Contestação Da Legitimidade Das Eleições De 2014 - Que Janine Equivale À Abertura De Uma Caixa De Pandora -, Passando Pelas Manifestações De 2013 E Pela Ascensão Das Redes Sociais, Descortinam-se No Fio Dos Anos Visões Da Política Brasileira E Os Possíveis Devires De Um Passado Que Perdura No Presente.