O Autor Divulga Neste Livro A Excelência Da Terapia Dos Remédios Florais De Dr. Bach, Relatando Sua Experiência Profissional De Quase 30 Anos (começou A Prescrevê-los No Início De 1992). Como A Base Espiritualista Adotada Por Dr. Bach É Um Empecilho Para Sua Divulgação Na Prática Médica, O Autor Correlacionou Os Conceitos De Dr. Edward Bach Aos De Dr. Carl Gustav Jung, Psiquiatra Mundialmente Famoso, Conhecido Como O Pai Da Psicologia Analítica, Tornando Possível Seu Entendimento Dentro Dos Princípios E Lógica Da Medicina Científica.
ressaltou Também, Nesta Obra, Que Os Conceitos Do Dr. Bach Sobre O Surgimento Das Doenças São Semelhantes Às Teorias Sobre Estresse Em Biologia, Formuladas Por Dr. Hans Seyle, Médico Endocrinologista Austríaco Naturalizado Canadense, Em 1936. Porém, Principalmente, Formulou A Hipótese Sobre A Ação Dos Remédios Florais De Dr. Bach Sobre Sintomas Clínicos Produzidos Por Bloqueios Emocionais Na Nossa Memória Emocional, Sem Que Tenhamos Consciência Da Existência Deles.
nesta Jornada, Observa-se Como O Inconsciente Pode Nos Trazer Tantas Informações Por Meio Da Clínica Do Paciente, E O Quanto O Estresse E As Demandas Emocionais Impactam Na Formação De Doenças. Em 1991, O Autor Teve Seu Primeiro Contato Com Os Remédios Florais De Dr. Bach Quando Acompanhou O Caso De Uma Paciente Com Sequelas Decorrentes De Um Traumatismo Cranioencefálico Prévio, Ocorrido Há 15 Anos, Concomitantemente A Uma Médica Psiquiatra Que Prescrevia Os Remédios Florais De Dr. Bach Para A Paciente, E Observou Uma Excelente Recuperação Com A Terapêutica Empregada.