Erich Soares Nogueira Procura Na Obra De Guimarães Rosa A Diferença Entre Oralidade E Vocalidade, A Enorme Significação Que Têm A Voz E Suas Vicissitudes Nas Narrativas De Rosa, Indo Além De Simples Levantamento Das Sonoridades Dos Textos. A Vocalidade Está Disseminada De Sagarana E Corpo De Baile A Grande Sertão: Veredas, E Para Nogueira Interessa Conectá-la Com Quatro Eixos Temáticos, Escolhidos Por Serem Aqueles Em Que Ela Mais Se Evidencia: A Animalidade, O Erotismo, A Manifestação Do Mal E O Encantamento Da Fala Poética. O Autor Discute Vasta Bibliografia Na Tentativa De Captar E Definir O Que É A Voz, Especialmente Em Seu Enlace Com A Palavra, Para Criar Um Primeiro Campo De Sentido Em Torno Do Significante Voz E Do Conceito De Vocalidade. Busca Assim Elaborar Uma Discussão Que Trate Não Somente Da Voz, Mas, Voltando-se À Leitura Da Obra De Guimarães Rosa, Da Vocalidade Que Caracteriza A Sua Especificidade Ficcional.