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LivrosLivrosPaulo Freire Antes Que Seja Tarde

Paulo Freire Antes Que Seja Tarde

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Dois Mil E Vinte E Um, O Ano Do Centenário De Paulo Freire, O Educador Do Brasil E Do Mundo. Freire Utilizou “sua Palavra” Para Denunciar A Opressão E Também Para Anunciar A Transformação Necessária À Emancipação Dos Sujeitos Oprimidos. Por Sua Vida E Sua Obra, O Reconhecimento À Práxis Freireana Eleva-se Para Além De Comemorações Pontuais E Reproduções De Suas Falas Em Cartazes E Notas, Ainda Que Isso Também Seja Uma Forma De Reconhecer O Trabalho Do Grande Educador. A Elevação Dá-se, Principalmente, Por Meio Da Continuação De Seu Legado Na Relação Da Educação Teórico-prática Como “prática Da Liberdade”, Como Ação Consciente E Comprometida Com O Outro, Com O Meio E Com O Conhecimento. A Presente Obra Dá-se Nesse Viés, Com Trabalhos Que Se Inspiram Na Práxis Freireana E Que Foram Realizados Por Educadores De/em Diferentes Contextos Contemplando O Ensino, A Pesquisa E A Extensão. Contribuição Fundamental, Principalmente, Em Tempos Em Que O Neoliberalismo Torna-se Mais Voraz E Que, Aliado A Ele, Alastram-se Sobre O Mundo Retrocessos Práticos E Discursivos, Amplamente Difundidos E Ancorados Em Fundamentalismo Religioso Em Desprezo À Ciência, À Ética E Às Questões Sociais, Fomentando O Ódio, Exaltando As Arma Sem Detrimento Da Difusão Do Diálogo E Da Necessidade De Diminuir A Miséria Humana. Nesses Tempos Que Assombram Até Mesmo Os Ambientes Acadêmicos E Minam As Instituições Públicas, Os Trabalhos Dos Educadores Que Aqui Se Encontram Sinalizam Para A Resistência, Para Os “inéditos Viáveis”, Para A Transformação. Nesse Sentido, São Tecidas As Pesquisas, As Experiências E A Vida De Sujeitos Que, Reconhecendo Os Desafios Interpostos, Não Se Abatem E Elevam A Educação Como Instrumento E Base Do “fazer-se” E “fazer-nos” Humanos Defendendo A Vida, A Liberdade Substantiva/material, A Educação Pública Como Direito Inalienável E As Condições De Vida Digna Para Todos, Enfim, Em Defesa Da Emancipação Humana.