Todas As Áreas Do Saber, Do Senso Comum Ao Conhecimento Mais Formal, São Influenciadas Por Estruturas De Crenças E Modelos De Realidade Implícitos, Denominados De Paradigmas. Esses Paradigmas, Ao Condicionarem O Comportamento Em Geral E A Prática Científica E Acadêmica, Exercem Também A Sua Influência Sobre A Educação E, Consequentemente, Nas Práticas Pedagógicas E No Processo De Formação De Professores, Impactando No Modo Como Entendemos O Mundo. Contudo Hoje Em Dia Está Claro Que Os Pilares Paradigmáticos Que Deram Sustentação À Cultura Ocidental Em Geral, Por Mais De Trezentos E Cinquenta Anos, Estão Apresentando Sinais De Esgotamento. Por Isso A Sua Influência Sobre A Sociedade E No Modo Como Pensamos A Realidade Também Merecem Uma Reavaliação Crítica. O Livro Paulo Freire E Edgar Morin Sobre Saberes, Paradigmas E Educação: Um Diálogo Epistemológico Repensa As Fragilidades Do Paradigma Cartesiano, Base Da Chamada Razão Instrumental E Do Modelo De Relações De Trabalho Do Capitalismo Moderno, Bem Como Apresenta As Linhas De Pensamento, Tanto Clássicas Quanto Emergentes, Que Propõem A Sua Superação. E Dentro Desse Quadro De Propostas Críticas De Superação À Razão Instrumental Mecanicista, Expomos, Como Exemplos Coerentes E De Efetiva Práxis, As Ideias De Paulo Freire E Edgar Morin, Ambas Desafiadoras Da Visão Reducionista Ainda Persistente Nestes Dias Conturbados Em Nosso País E Em Toda A Civilização Dita Industrial.