Pierre Monbeig Foi Um Geógrafo Francês Que Viveu No Brasil Entre 1935 E 1946. Nesse Período, Ele Foi Um Dos Principais Construtores De Uma Geografia Acadêmica Moderna No País. O Livro Pierre Monbeig E A Formação Da Geografia No Brasil (1925-1956) Trata Justamente Desse Papel Central Desempenhado Pelo Geógrafo, Ao Descrever O Modo Como Essa Ciência, No Brasil, Nos Anos Em Que Esteve Sob Sua Liderança, Adquiriu Características Próprias No Contexto Acadêmico E Cultural Brasileiro Devido Às Próprias Exigências E Possibilidades Que O Território Do País Colocava.
a Autora Mobiliza Um Método Original, Que Ela Denomina Geo-história Dos Saberes, E Que Vem De Seu Contato Prolongado Com A Obra Do Historiador Fernand Braudel, Aqui Utilizada Como Método Para Uma História Intelectual E Uma História Da Ciência. Larissa Alves Procura Demonstrar A Especificidade Da Geografia Que Surge No Brasil Frente Aos Desafios De Longa Duração Da Disciplina E Busca Posicionar A Ciência Geográfica Brasileira Em Uma Ciência-mundo, Que Intensifica Sua Globalização No Início Do Século Xx.
a Temporalidade Que Guia O Livro É A Da Trajetória Do Próprio Monbeig. A Obra É Estruturada Em Seis Capítulos, Em Que Se Discute A Formação Universitária De Pierre Monbeig, Porque Ele Escolheu A Geografia E Como Tais Opções Refletem Posicionamentos Frente Às Tensões De Longa Duração, Há Também O Debate Acerca Do Processo De Construção De Autoridade De Pierre Monbeig No Seio Da Geografia Brasileira E De Outras Temáticas Que Demonstram Como A Formação Da Geografia Brasileira Se Entrelaça Com Trajetória Intelectual De Monbeig E Com As Estratégias Que Ele Pôde, Ou Quis, Escolher.