A Bióloga Lynn Margulis Nos Revela O Microcosmos E Sua “incessante Química Da Automanutenção”. Seres Serpenteantes, Micróbios Verdes Natatórios, Cílios, Caudas, Espermatozoides, Óvulos, Mitocôndrias, Espiroquetas Dançam Através Dos Tempos.
a Evolução Não É Um Movimento Linear. Células Têm Memória. Cada Ser É Um Desenho Feito A Partir De Associações Simples E Complexas De Células. Existe Mais Colaboração Do Que Competição. Todos Os Organismos Nasceram Da Simbiogênese, Da Cooperação Entre Nossos Primeiros Ancestrais.
nesta Obra Insurgente, Lynn Margulis Faz Um Balanc¸o Dos Resultados De Seus Estudos E Desdobra As Implicac¸o~es Da Simbiose Para Ale´m Da Ce´lula, Indo Ate´ Os Ecossistemas. Lynn Nos Lembra Que Ainda Na Pre´-histo´ria, Quando As Bacte´rias Primitivas Comec¸aram A Liberar Oxige^nio Na Atmosfera Terrestre, Houve Uma Hecatombe Maior Do Que Qualquer Guerra Nuclear Ou Efeito Estufa. No Entanto, A Vida Continuou. Para A Professora Margulis, Gaia Na~o Esta´ Ameac¸ada Pela Nossa Estupidez Pois A Humanidade E´ Apenas Mais Uma Entre As Muitas Espécies Existentes, E So´ Pode Fazer Mal A Si Mesma.