Planos Para O Brasil Projetos Para O Mundo: O Novo Imperialismo Britânico E O Processo De Independência (1800 - 1831), De José Jobson De Andrade Arruda
em Um Momento Paradigmático De Nossa História, Em Um Mundo Em Crise, Sob Ameaças De Destruição Biológica E Nuclear, De Extinção De Direitos Democráticos E De Autonomias Políticas E Que Aponta O Retorno De Autoritarismos, É Fundamental Entender, Através Do Processo Da Independência, A Formação Do Brasil. O Tema Da Independência Sempre Esteve Nas Preocupações Do Professor José Jobson Arruda. Em 1972, Em Seu Doutorado, Ao Expor A Importância Do Comércio Colonial, Defendeu A Prosperidade Efetiva Da Economia Do Brasil, Nesse Contexto.
esse Trabalho, Referência Obrigatória No Estudo Da Economia Brasileira, Foi Gestado Na Reflexão Que Marcava Os Anos 60 E 70, Sobre A Dependência, Tendo Por Centro O Processo E Paradoxos Do Surgi - Mento Da Nação, Dentro Da Crise Do Antigo Sistema Colonial. Este Estudo, Que Aprofunda Discussões Apresentadas Em Uma Colônia Entre Dois Impérios, Contextualiza A Separação Formal De 1822, Em Seus Intrincados Antecedentes: Ações Diplomáticas, Políticas E Econômicas Que Colocaram, No Centro, As Estratégias Do Imperialismo Inglês.
por Vera Lúcia Amaral Ferlini