“esse Volume, Organizado Por Ana Souza E Sílvia Melo-pfeifer, É Uma Significante Contribuição Para Os Estudos Sobre Línguas De Herança. Isso É Feito Com Foco No Ensino-aprendizado De Português Como Língua De Herança Em Diferentes Países Europeus E A Apresentação De Desenvolvimentos Relacionados Ao Ensino-aprendizagem Das Variedades Brasileira E Europeia Da Língua Portuguesa. Ao Lermos Os Capítulos, Vemos Que Questões E Processos Identificados Por Meio De Pesquisa E Prática Ressonam Com Questões E Processos Também Investigados Em Outras Áreas Da Sociolinguística E Da Linguística Aplicada. De Fato, Alguns Capítulos Fazem Referências Explícitas A Essas Áreas Que Incluem Pesquisas Sobre A Natureza Múltipla De Processos De Planejamento Linguístico, Estudos Sobre Multilinguismo Em Contextos Migratórios, Sociolinguística Da Globalização E Estudos Sobre Ideologias Linguísticas, Particularmente Aqueles Pertencentes Ao Nexus Linguagem-nação-identidade. Também São Incluídas Pesquisas Na Área De Linguística Aplicada Sobre O Aprendizado De Línguas Em Contextos De Insumo Limitado, Motivações Para O Aprendizado De Línguas, Formação De Professores E Desenvolvimento Profissional Contínuo De Professores De Línguas.” marilyn Martin-jones - Universidade De Birmingham, Inglaterra