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Esta Obra Tem Por Objetivo Difundir Resultados De Pesquisas Tanto No Contexto Do Ensino Quanto No Processo Ensino-aprendizagem Para Professores Em Contexto De Formação Inicial E/ou Continuada, Bem Como Pesquisadores Na Área De Educação Matemática. A Relação Com O Saber Nas Interações Com Os Colegas E Com O Professor, Sob Um Determinado Contexto Escolar, É Abordada Em Dois Capítulos Dos Livros Aprendizagem Do Conceito De Área De Figuras Planas Com O Auxílio Do Software Régua E Compasso E Raciocínio Combinatório: Uma Proposta De Ensino Para Professores Do Ensino Fundamental. A Teoria Dos Registros De Representação Semiótica De Raymond Duval É Contemplada No Capítulo "um Estudo Sobre A Interpretação Geométrica Dos Números Complexos", Cujo Objetivo É Viabilizar O Estudo Do Conteúdo De Números Complexos Para Alunos Da 3a Série Do Ensino Médio Via Geogebra, O Qual Se Revelou Eficiente Para Uma Visualização Geometrizada Do Conteúdo Em Relação À Construção De Seus Conceitos. Ainda Em Relação Aos Recursos Tecnológicos, Apresentamos Um Capítulo Cujo Foco É Uma Revisão Bibliográfica Envolvendo Produções Acadêmicas Cujo Título É "as Contribuições Do Software Geogebra No Processo De Ensino E Aprendizagem De Geometria Analítica: Uma Análise De Dissertações De Mestrado Para A Licenciatura Em Matemática". Em Relação Ao Contexto De Aulas Investigativas, Temos Interesse Em Analisar O Impacto De Práticas Pedagógicas No Desenvolvimento Da Capacidade De Raciocínio Dos Alunos. Os Processos De Raciocínio Incluem A Formulação De Questões, A Formulação E O Teste De Conjeturas E A Realização De Justificações. Tanto As Questões Como As Conjeturas Podem Ser Mais Específicas Ou Mais Gerais. Um Importante Processo De Raciocínio É A Generalização, Que Parte De Uma Conclusão Ou Conjetura Específica Para Formular Uma Conjetura De Âmbito Mais Geral.