No Livro Quero Aprender A Ler: Existe Alguma Receita Para Seguir? Considera-se Que Ler E Escrever São Construções Culturais E Que Cada Época E Cada Circunstância Histórica Atribuem Novos Sentidos A Esses Verbos. Defende-se Na Obra O Conceito De Que A Leitura É Uma Atividade Interativa Altamente Complexa De Produção De Sentidos. Discute-se Também A Importância Das Ações Elementares Para Aprender A Ler E As Funções Da Leitura, Principalmente Da Leitura Enquanto Meio Necessário Para Obtenção De Novos Conhecimentos. Dentre Os Vários Processos Cognitivos Envolvidos Na Tarefa De Ler Discute-se A Relevância Da Memória De Trabalho Na Realização Dessa Atividade. A Memória De Trabalho, De Acordo Com O Sistema Multicomponencial Aqui Adotado, Atua Como Uma Ponte Temporária Entre As Ações Externas E As Representações Mentais Geradas Internamente Nos Indivíduos. Esse Sistema Atua Como Um Espaço De Trabalho Mental Flexível E É Utilizado Para Atender O Armazenamento De Demandas De Atividades Cognitivas Complexas Que Estão Presentes No Cotidiano. A Memória De Trabalho Desempenha Um Papel De Apoio Crucial Na Aprendizagem, Principalmente Em Leitura E Em Matemática. Uma Criança Com Baixos Índices De Memória De Trabalho Pode Falhar Ou Não Dar Conta De Realizar Uma Atividade Em Sala De Aula, Ou Realizar Uma Leitura De Um Texto, O Que Pode Levar A Interrupção Ou Atraso No Processo De Aprendizagem. O Que Fazer Quando Isso Ocorre?