Por Que Estudamos Química Na Escola? Esse É Um Questionamento Bastante Comum, Muitas Vezes Acompanhado Por Outra Pergunta: Para Que Serve? Em Geral, Essas Questões Mostram A Busca Pela Utilidade Imediata Do Conhecimento E Estão Associadas À Dificuldade De Aprendizado. Elas Conduzem, Também, A Outras Importantes Discussões Sobre O Currículo Escolar, Sobre As Metodologias De Ensino, Sobre A Importância Do Ensino Experimental, Sobre A Necessidade De Vincular O Ensino De Química A Uma Formação Crítica, Relacionada À Vida, Ampliando A Leitura Do Mundo.
neste Livro, Por Meio De Um Resgate Histórico, Busquei Trazer Algumas Respostas Para Questionamentos, Que Também São Meus Como Professora Da Disciplina De Química, A Princípio No Ensino Médio E, Posteriormente, Em Cursos De Graduação E Pós-graduação.
o Estudo Teve Por Base A Análise Hermenêutica De Textos, Relatos, Leis, Documentos E Dados Obtidos Por Pesquisa Bibliográfica Sobre A História Da Ciência E Da Educação.
o Livro Foi Organizado Em Três Capítulos: O Primeiro Referente À História Da Ciência Química E Sua Difusão Inicial No Brasil, As Influências Externas, A Formação De Profissionais Com Conhecimento Em Química, A Formação De Químicos E De Professores De Química No Brasil. No Segundo Capítulo, O Estudo Desenvolvido Considera Os Principais Marcos Históricos, Políticos E Educacionais Ao Abordar A Disciplina De Química No Currículo Do Ensino Médio, As Legislações Vigentes E A Influência Sobre Esse Ensino. Há, Na Abordagem, Em Ambos Os Capítulos, Um Olhar Mais Atento Sobre O Paraná Que, De Maneira Ampla, Compõe Os Horizontes De Minha Formação Acadêmica E Atuação Profissional. O Último Capítulo Apresenta Considerações Finais Sobre A Pesquisa Realizada.
espero Que Os Leitores Possam Empreender Novas Inserções E Aprofundamentos, Tendo Como Base O Material Que Consegui Reunir E, A Partir De Suas Experiências, Tragam Outras Luzes Sobre Esta História Construída Por Tantas Mãos.