Nesta Obra A Autora Investiga A Produção Da Diferença No Currículo De História, Focalizando A Produção De Sentidos De "negro". A Disciplina História Tem Ocupado Espaço Privilegiado Ao Possibilitar A Expansão Dos Estudos Sobre A Sociedade Brasileira Com As Suas Contradições, Profunda Desigualdade Social E Efeitos Práticos Do Racismo Estrutural Que A Conformam. O Ensino De História, Considerado Pela Autora Como "espaço Discursivo De Hibridização Epistemológica, Lugar De Fronteira E Arena De Disputas Entre Diferentes Memórias", Possibilita Que Ela Problematize A Produção De Sentidos Sobre "negro" Nos Enunciados De Estudantes Produzidos Em Aulas De História. A Análise Realizada Propicia A Compreensão Do Potencial Pedagógico E Democrático Do Trabalho Ali Realizado, Com Seus Achados E Suas Fragilidades, Destacando-se Como Contribuição Para Os Estudos Curriculares E, Também, Para Aqueles Relacionados … Formação De Professores. Esses Profissionais, E Demais Leitores Interessados - Além Dos Subsídios Para A Compreensão Sobre O Ensino De História, Terão Oportunidade De Aprender Sobre O "fazer Pesquisa" Em Educação E Em Ensino De História Com Uma Profissional Que Realiza Este Trabalho Com Maestria E Rigor Metodológico, "sem Rigidez", Assumindo A Aposta Política Na Construção De Uma Sociedade Mais Justa E Democrática. (fragmentos Do Texto Da Orelha Por Ana Maria Monteiro, Professora Titular Ufrj)