As Inscrições Rupestres (a Mais Antiga Das Quais, Na Indonésia, Foi Datada Com 45.500 Anos A.c.) Oferecem Uma Enigma Para O Mundo Contemporâneo. Podem Ser Resquícios De Narrativas (por Exemplo, É Possível Que A Inscrição Na Ilha Sulawesi, Na Indonésia, Conte A História De Uma Caça), Também Podem Ser Formas De Comunicação À Distância, Em Que Moradores Das Cavernas Deixavam Àqueles Que Não Estavam Presentes Algum Recado, Alguma Informação (são, Por Exemplo, Os Sentidos Dados A Alguns Desenhos Com Animal E Homens Com Instrumento De Caça, Que Poderiam Significar “saímos Para Caçar”, Um Sentido Obviamente Atribuído Pelo Presente), Podem, Ainda, Representar As Primeiras Manifestações Artísticas Do Homem (por Exemplo, A Escultura Do ‘homem-leão’, Datada De 32 Mil Anos A.c., Encontrada Na Caverna De Stadel, Na Alemanha).
qualquer Que Seja A Hipótese De Nossas Explicações Permanecerá Sempre Como Hipótese. Mas Algo Parece Estar Sempre Presente Como Gesto Da Espécie: Grafar A ‘experiência’ De Alguma Forma Através De Imagens. Foram Necessários Milhares De Anos Para Chegarmos Ao Que Conhecemos Como Escrita. O Historiador Yuval Noah Harari (sapiens Uma Breve História Da Humanidade) Levanta A Hipótese De Que A Escrita Emerge Entre Os Homens, Depois Da Revolução Agrícola E O Surgimento De Um Sistema De Trocas, Como Uma Forma De Registro ‘contábil’.
em Defesa De Sua Tese, Traz A Tábua Suméria De Uruk, O Primeiro Documento Assinado Encontrado Até Agora, Em Que Alguém Chamado Kushim Diz Ter Recebido 29.086 Medidas De Cevada Ao Longo De 37 Meses. O Que Interessa Nesta Hipótese É O Fato De Que A Escrita, Em Suas Primeiras Emergências, Permitiu Não Sobrecarregar A Memória. Em Certo Sentido Ela Permitiria Uma ‘memória Externa’ Ao Corpo.
o Conjunto De Textos Que Compõe Este Livro São Registros Para A Memória. Todos Os Textos Foram Escritos Antes De Baixar A Poeira Da Leitura. Formei-me Leitor Com Uma Caneta Ou Lápis Na Mão: Quando Eram Obras Tomadas Emprestadas, De Amigos Ou De Bibliotecas, Tinha Meu Cadernos De Anotações. Meus Livros Estão Bordados De Traços, Sublinhados, Anotações À Margem. Aqueles De Estudos Estão Coloridos Porque A Cada Leitura Usava Outra Cor. São Exemplares Imprestáveis.
que Razões Me Levam A Compartilhar Estes Registros? Como Não São Resenhas, Não Trazem Análises Criteriosas, Não Resultam De Pesquisas, Sua Serventia Para Outros, Esta A Minha Ambição, É Que Minhas Leituras Levem Outros Aos Mesmos Livros (ou A Outros Livros). Grande Amiga Minha, Cristina Campos, Me Diz: “ler Você É Muito Caro!”. Não Entendi… Mas Ela Explicou – Leio Suas Anotações E Fico Com Vontade De Ler Vários Destes Livros. Foi O Melhor Retorno Que Recebi A Respeito Destes Livros Que Venho Publicando Anualmente, Desde 2017. Para Que Ela Não ‘gastasse’, Começamos A Trocar Livros. Eu Lhe Empresto Aqueles Cujas Leituras Foram Registradas Por Mim Lhe Interessaram. E Ela Me Indica Outros Livros, Que Leio E Registro Para Minha Memória, Sabendo Que As Compartilharei.
que A Sorte Deste Novo Livro Seja Inspirar Outras Leituras, Outros Leitores.