O Livro Ricardo Antunes: Para Além Do Mundo Do Trabalho, É Uma Biografia Intelectual Sobre A Obra Do Maior Sociólogo Do Trabalho. É Uma Coletânea De Textos De Vários Autores, Do Brasil E Do Exterior, Das Diversas Áreas Do Conhecimento, Sobre A Importante Contribuição Do Seu Pensamento Para Essas Diversas Áreas.
para Michael Löwy, “os Vários Ensaios Recolhidos Nesta Coletânea Não São Apenas Uma Legítima Homenagem A Um Autor Cuja Obra Não Pode Ser Ignorada Pela Sociologia Contemporânea, Eles Exploram As Inúmeras Facetas E Dimensões De Seus Escritos E Sua Contribuição Para A Reflexão Sobre O Direito Do Trabalho, O Serviço Social, A Violência, A Saúde, A Geografia Do Trabalho, A Revolução Social E A Significação Filosófica (ontológica) Do Trabalho – Entre Outros Temas Que Testemunham Tanto A Riqueza Quanto A Coerência Da Obra De Ricardo Antunes.”
de Acordo Com José Paulo Netto “já Era Hora De Reunir, Ao Modo De Merecida Homenagem A Ricardo Antunes, Um Conjunto De Ensaios Que, Mesmo Em Um Nível Exploratório, Expusesse Várias Das Dimensões De Sua Intervenção Como Pensador Comprometido Com As Lutas, Contemporâneas E Emancipatórias, Dos Homens E Das Mulheres Que Constituem O Real E Concreto Mundo Do Trabalho. Os Organizadores Da Antologia Que Agora Se Apresenta Ao Leitor Decerto Realizaram Um Empreendimento, Aliás Pioneiro, Absolutamente Valioso. Não Tenho Dúvidas De Que Ricardo Antunes: Para Além Do Mundo Do Trabalho, Ademais De Representar Uma Justa Apreciação Da Atividade Intelectual E Política De Ricardo Antunes, É Também Um Documento Relevante Na Bibliografia Da Teoria Social Em Desenvolvimento No Brasil.”
para Pietro Basso, “a Atividade De Pesquisa Valente E Incansável De Ricardo Antunes Cobre Um Longo Período De Tumultuosas Transformações Sociais. Um Verdadeiro Cataclismo. Não Encontro Termo Mais Adequado Do Que Esse Para Identificar O Que Aconteceu Com O Trabalho Assalariado – E Com O Trabalho Em Geral – No Último Meio Século. Um Arco De Tempo Que Foi, Com Razão, Retratado Como Uma Era: A Era Da Mundialização Neoliberal Das Relações Sociais Capitalistas. E Desaguou Em Dois Eventos Altamente Dramáticos: A Pandemia De Covid-19 E A Guerra Na Ucrânia, Que Parecem Colocar Um Fim, De Modo Traumático, Nessa Era.”