Rosa Luxemburgo A Fagulha Incendiaria, De Michael Löwy
michael Löwy E Rosa Luxemburgo Sempre Andaram Juntos. Seu Amor À Primeira Vista Pela Revolucionária Polonesa O Levou A Uma Longa Convivência Com Ela, Permitindo-lhe Construir Uma Interpretação Original, Divulgada Em Artigos Que Começaram A Ser Publicados Na Década De 1970 E Que Tiveram Grande Influência Entre Nós. Esta Coletânea, Reunindo Esses Ensaios Fundamentais Dispersos Em Publicações Esgotadas, É Um Verdadeiro Presente Para Os Leitores. Duas Das Ideias Mais Instigantes Da Interpretação Do Nosso Autor, Que Influenciaram Gerações De Leitores, Encontram-se Nesta Coletânea Preciosa: O Pensamento De Rosa É Dialético, O Que A Afasta Do Marxismo Economicista Do Seu Tempo, Apesar De Certas Formulações Deterministas Esparsas Aqui E Ali. Löwy Reconhece A Tensão Existente Entre O Determinismo Das Leis Objetivas Da História E A Ação Livre Das Massas Populares, Constitutiva Do Pensamento Da Revolucionária Polonesa, Mas Ao Destacar, Com Razão, O “ativismo” De Rosa Em Contraponto Ao Determinismo, Ilumina O Alicerce Em Que Essa Obra Se Assenta: A Unidade Entre Teoria E Prática.
a Conhecida Alternativa “socialismo Ou Barbárie”, Adotada Por Ela A Partir Da Primeira Guerra Mundial, Aponta Para Uma Concepção De História Aberta, Distante Do Determinismo Que Impregnava O Marxismo Do Começo Do Século Xx. Por Fim, Mas Não Menos Importante, Michael Löwy Monta Uma Constelação Em Que Rosa Luxemburgo Dialoga Com Walter Benjamin, Gramsci, Georges Haupt, Trotsky E Lukács, Ressaltando Seu Perfil Marxista, Revolucionário E Humanista. Num Momento Em Que Estamos À Beira Do Abismo Do Colapso Planetário, Com Dificuldade De Imaginar Um Mundo Para Além Da Destrutividade Do Capitalismo, É Imperioso Recuperar A Herança Dessa Mulher Que Dedicou A Vida A Lutar Contra O Sistema De Exploração E Dominação Dos Seres Humanos E Da Natureza Pelo Capital. O Que Michael Löwy Sabe Fazer De Maneira Exemplar.
isabel Loureiro
sobre O Autor Michael Löwy Nasceu Em 1938 Na Cidade De São Paulo. Foi Para Paris Nos Anos 1960 Para Completar Seus Estudos Universitários E Lá Trabalhou Com Lucien Goldman E Nikos Poulantzas. Sociólogo E Filósofo Marxista, O Autor Participa Da Corrente Marxista Revolucionária Internacional.