novo Livro Do Autor Best-seller De como Mudar Sua Mente Oferece Um Desafio Radical À Forma Como Pensamos Nas Substâncias Psicoativas
não É Novidade Que Nos Valemos Das Plantas Para Inúmeros Fins — Alimentação, Cosmética, Remédios, Fragrâncias, Sabor, Fibras —, Mas, Certamente, O Uso Mais Curioso Que Fazemos Delas É Para Alterar Nosso Estado De Consciência, Seja Para Estimular Ou Acalmar, Provocar Ou Alterar As Características De Nosso Cérebro E Suas Possibilidades. Diariamente, Por Exemplo, Humanos Em Todos Os Cantos Do Planeta Consomem Cafeína A Fim De Aguçar A Mente. Por Que Não Pensamos Nela Como Uma Droga, Nem No Seu Uso Diário Como Um Vício? A Resposta É Simples: A Cafeína É Legal E Socialmente Aceita. Mas O Que Faz, Então, Da Substância Uma “droga”?
em Sob Efeito De Plantas, Michael Pollan Mergulha Profundamente Na História De Três Drogas Vegetais — Ópio, Cafeína E Mescalina — E, Com Sua Usual Perspicácia, Destaca A Estranheza E A Arbitrariedade Intrínsecas Ao Nosso Modo De Pensá-las. Investigando Ativamente As Culturas Que Cresceram Em Torno Dessas Substâncias Enquanto As Consumia (ou, No Caso Da Cafeína, Se Abstinha Dela), Avalia A Poderosa Atração Humana Por Plantas Psicoativas. Por Que Nos Esforçamos Tanto Para Buscar Esses Estados Alterados De Consciência E Depois Cercamos Esse Desejo Universal De Leis, Taxas E Problemáticas?
em Uma Combinação Única De História, Ciência, Memórias E Jornalismo Cívico, Pollan Examina E Experimenta Essas Plantas Sob Ângulos E Em Contextos Muito Diferentes, Lançando Uma Nova Luz Sobre Compostos Químicos Muitas Vezes Tratados De Forma Redutiva: Como Drogas Lícitas Ou Ilícitas. Este Livro É, Portanto, Um Retrato Das Necessidades E Aspirações Humanas Mais Fundamentais, Das Maquinações De Nosso Cérebro E De Nossa Relação Com O Mundo Natural.