Sons Do Silêncio: Religião Católica E Educação Escolar Revela Os Processos Conciliatórios Que Marcam A Cultura Brasileira E, Em Específico, A Cultura Escolar. Investigando A Relação Entre A Religião Católica E A Educação Pública Escolar, Com Foco No Estudo De Caso De Uma Escola Pública Do Interior De Minas Gerais, O Livro Aborda As Representações Sociais Que Circulam E Que Reproduzem Séculos De Valores Hierarquizantes, Nos Quais As Lógicas Patriarcal, Colonial, Sexista E Racista Se Mantêm Naturalizadas No Cotidiano Social E Educacional.
ao Discutir O Percurso Investigativo Que Elucidou Os Silêncios E Os Silenciamentos Históricos Que, De Modo, Ainda, Inconsciente, Reproduzem-se Na Instituição Educacional Escolar, O Livro Possibilita Ao Leitor Entender A Complexidade Das Relações Simbólicas E Os Desafios À Democratização Das Relações Sociais.
produzir Uma Sociedade Democrática Requer Analisar A Trajetória Histórica De Violência E Silenciamento Que Origina O Brasil. Neste Livro, Educadores, Pesquisadores E Curiosos Podem Dialogar Com A Investigação Feita, Numa Imersão Teórica, Histórica E Política Que Reconhece A Necessidade Da Formação Continuada Dos Educadores, O Papel Social Do Estado Enquanto Mediador Do Direito Social Da Educação, Bem Como A Importância Da Laicidade Como Valor Necessário À Educação Pública. A Democratização Do País Implica O Reconhecimento Da Diversidade Étnica E Cultural Que Nos Originou, Mas, Sobretudo, O Compromisso Com A Ruptura Dos Processos De Violência – Físicas E Simbólicas – Que Ainda Reproduzimos No Cotidiano, No Senso Comum.
o Livro, Por Sua Temporalidade Histórica, Mostra Que É Necessário Desnaturalizar O Tabu Social De Que “política E Religião Não Se Discute”. No Brasil, Não Por Acaso, A Bancada Da Bíblia Opera No Congresso Nacional. No Texto Que Aqui Se Apresenta, Podemos Compreender Que, De Fato, A Laicidade Não É, Ainda, Um Princípio Social, E A Democracia Nos Permitiu Ver Explicitamente As Disputas Entre As Religiões Pelos Recursos Públicos Do Estado, Sobretudo, Após O Golpe De 2016.
a Publicação Deste Livro Objetiva Divulgar O Estudo, Dialogar Com Os Avanços Sociais Pós-constituição Federal De 1988, Defender A Necessidade Do Enfrentamento Das Injustiças Sociais Dirigidas Aos Negros, Aos Indígenas, Às Mulheres, E Reafirmar As Políticas Afirmativas De Direito Como Condição Da Democracia Social.