Na Última Década, Ganhou Força A Ideia De Que A Educação Financeira É Um Componente Importante Na Formação Do Cidadão Brasileiro. Essa Compreensão Impulsionou A Reflexão E A Pesquisa Em Diversas Áreas, Culminando, Inclusive, Na Presença Desse Tema No Currículo Escolar Do País, Conhecido Como Base Nacional Comum Curricular (bncc).
a Bncc Aponta O Professor De Matemática Como Um Dos Principais Responsáveis Por Propagar A Educação Financeira Na Escola, Visto Que Relaciona Essa Temática Às Habilidades E Às Competências Matemáticas. Isso Faz Com Que As Discussões Sobre A Educação Financeira Sejam De Interesse Dessa Disciplina E Estejam Presentes Na Formação Do Professor Que A Ensinará Na Educação Básica.
afinal, O Que É A Educação Financeira? Por Que Os Brasileiros Precisam Ter A Abordagem Dessa Temática? Antes, Ainda, De Qual Educação Financeira Precisam? Quais Forças E Interesses Estão Por Trás Desse Esforço Em Fazer Dela Algo Fundamental Para A Vida Em Sociedade? Como Levar O Tema Para A Escola?
o Livro Uma Abordagem Crítica Da Educação Financeira Na Formação Do Professor De Matemática Traz Algumas Respostas Para Essas Questões E Discute Possibilidades Para O Trabalho Com Essa Temática Nos Cursos De Licenciatura Em Matemática, Com Futuros Professores, Na Expectativa De Que Eles Cheguem Às Salas De Aula Da Educação Básica Com Um Repertório Teórico E Crítico Para Contribuir Com A Formação De Um Cidadão Livre Do Aprisionamento Financeiro E Consciente Da Importância De Valorizar Práticas Que Visem À Justiça Social.