O Fato De [da Vinci] Ter Conseguido Sublimar A Maior Parte De Sua Libido Em Ímpeto Investigativo, Depois Da Atuação Infantil Da Sede De Saber A Serviço Dos Interesses Sexuais, Seria O Cerne E O Segredo De Seu Ser.”
tradução Do Alemão De Renato Zwick
prefácio De Noemi Moritz Kon E Thiago P. Majolo
ensaio Biobibliográfico De Paulo Endo E Edson Sousa
este Volume Reúne Dois Textos Freudianos Sobre A Homossexualidade, “uma Recordação De Infância De Leonardo Da Vinci” (1910) E “sobre A Psicogênese De Um Caso De Homossexualidade Feminina” (1920). O Primeiro É Um Exemplo Controverso De Psicanálise Aplicada, Freud Se Baseia Em Trechos Dos Diários Do Artista Renascentista Para Analisar As Repercussões Do Desenvolvimento Sexual Infantil No Homem Adulto, A Partir De Sua Teoria Psicossexual.
o Segundo Trabalho, Escrito Uma Década Depois, Traz O Relato Do Caso Clínico De Uma Jovem Que O Psicanalista Tratou Durante Quatro Meses, Levada A Seu Consultório Pelos Pais, Que Queriam Uma “cura” Para A Homossexualidade Da Filha.
eis Aqui Dois Textos Instigantes Que Dão Mostra Da Genialidade De Sigmund Freud - E Também Das Limitações De Suas Teorias E Aplicações, Limitações Que, Mais De Um Século Após A Redação Destes Trabalhos, Seguem Iluminando O Caminho Para O Aprofundamento Das Reflexões Psicanalíticas.