Em Vida Para Consumo, Zygmunt Bauman Explicita E Analisa Um Traço Marcante Da Sociedade Contemporânea: A Transformação Das Pessoas Em Mercadorias. Ao Abordar A Questão, O Autor Reflete De Forma Ampla Sobre O Impacto Da Conduta Consumista Em Diversos Aspectos Da Vida.
a Invasão E Colonização Da Rede De Relações Humanas Por Visões De Mundo E Padrões De Conduta Moldados Pelo Mercado São Alguns Dos Temas Centrais Deste Livro, No Qual Bauman Aborda Também As Fontes De Ressentimento, Discordância E Ocasional Resistência Às Forças Dominantes. Essa Sutil E Penetrante Transformação Dos Consumidores Em Mercadorias É, Como O Autor Afirma, A Principal Característica — A Verdade Oculta, O Segredo Mais Profundo E Bem Guardado — Da Sociedade De Consumo. As Pessoas Precisam Se Submeter A Um Constante Remodelamento Para Que, Ao Contrário Das Roupas Que Saíram De Moda, Não Fiquem Obsoletas.
o Autor Examina Ainda O Impacto Das Atitudes E Padrões De Conduta Consumistas Em Diversos Aspectos Aparentemente Desconexos Da Vida Social: Política E Democracia, Estratificação E Divisão Social, Comunidades E Parcerias, Construção De Identidade, Produção E Uso De Conhecimento, Adoção E Propagação De Valores. Vida Para Consumo É Uma Obra Fundamental Para Leitores De Bauman E Para Qualquer Um Que Se Interesse Por Suas Temáticas.