Vinil Rita Lee - Rita Lee 3001 (2lp Azul E Vermelho)
“3001”, Disco Máquina Do Tempo De Rita Lee, É Lançado Pela Primeira Vez Em Vinil
Com Produção De Roberto De Carvalho, O Álbum Vencedor Do Grammy Latino De Melhor Disco De Rock De 2001 Mistura A Veia Roqueira Com Elementos Eletrônico Em Um Grande Trabalho Da Dupla
Por Guilherme Samora*
Antenada À Sua Veia Tropicalista, Rita Lee Misturou Sem Pudores Seu Rock Com O Eletrônico Em "3001". Pela Primeira Vez Em Lp, Duplo, O Disco É Uma Máquina Do Tempo Que Mistura Passado, Presente E Futuro Ao Bel-prazer De Sua Condutora. Produzido Por Roberto De Carvalho E Contando Com A Guitarra De Beto Lee Em Algumas Faixas, O Álbum Traz Uma Marcante E Deliciosa Vibração Dos Anos 1970. Celebrado Em Edição Luxuosa Pela Universal Music, Os Vinis Vêm Nas Cores Azul E Vermelho, Ambos Marmorizados. A Capa É Gatefold E O Encarte É Produzido Com O Material Original.
Lançado Originalmente Em Cd No Ano 2000, O Álbum Concebido Pela Dupla Lee & Carvalho Brinca Com A Chegada Iminente De 2001 - Que Fora Inspiração Para Sua Canção Em Parceria Com Tom Zé E Gravada Pela Primeira Vez Em 1969. "eu E Tom Zé Combinamos De Continuar A Saga Do Astronauta Libertado. Ele Me Mandou A Letra Do '3001' Por Email E Eu Fiquei Desbundada. Roberto E Eu Fizemos A Música", Contou Rita Na Época. A Faixa Tem O Luxo Do Teremim De Rita, Além De Programação Eletrônica De João Lee, Filho Do Meio Do Casal, Com Otávio De Moraes.
"2001", A Musa-música Inspiradora, Aparece Em Seguida, Numa Regravação Em Que O Sertanejo Da Primeira Versão Dá Lugar Às Eletronicidades. Rita Explicou O Motivo Na Ocasião: "quando Fiz A Música Em 1969, O Jeca Tatu Tinha A Coisa Pacifista. Um Caipira Espacial Pacifista. Com Os Rodeios E Essa Barbaridade Toda Com Os Animais, Perdeu A Graça".
"você Vem", Da Dupla Lee & Carvalho, É O Que Rita Classifica Como "rock Básico". "erva Venenosa", A Versão De Rossini Pinto Para "poison Ivy", É Um Desbunde. Grande Hit, Traz Uma Participação Pra Lá De Especial: Mike, O Conhecido Cão-cantor Do Casal, Arrasa No Backing Vocal. "mentiras", Outro Ponto Alto, Vem A Seguir. Letra E Música De Roberto De Carvalho, Fez Parte De Seu Disco Solo De 1992. Uma De Suas Preferidas, Rita Fez Questão De Gravar. Destaque Para A Gaita Deliciosa De Roberto.
"rebeldade", De Rita E Beto, É Puro Desacato. "pagu", Com Participação De Zélia Duncan, É Um Dos Hinos Feministas Da Carreira De Rita. O Pop-delícia "o Amor Em Pedaços" É Um Presente Do Casal Pato Fu, Fernanda Takai E John Ulhoa, Para O Casal Lee & Carvalho. A Misteriosa "cobra", Brilhante Lado B Da Dupla, Vem A Seguir. "entre Sem Bater", Só De Rita, É Pura Poesia, Com Um Refrão Que Só Ela Conseguiria Compor: "então, Entre/ Entre Sem Bater/ Entre/ Entre Sem Bater Em Mim". "aviso Aos Meliantes", Música De Roberto E Letra De Itamar Assumpção, Traz Vocais Urgentes De Rita. A Delicada "história Sem Fim" Fecha O Disco.
Ouvir "3001", Em 2024, É Garantir Um Lugar Na Máquina Do Tempo De Rita & Roberto. Uma Viagem Inesquecível.
*guilherme Samora É Jornalista, Editor E Estudioso Do Legado Cultural De Rita Lee
Repertório Dos Lps:
Disco 1 Lado A:
1. 3001
2. 2001
3. Você Vem
Disco 1 Lado B:
1. Erva Venenosa
2. Mentira
3. Rebeldade
Disco 2 Lado A:
1. Pagu
2. O Amor Em Pedaços
3. Cobra
Disco 2 Lado B:
1. Entre Sem Bater
2. Aviso Aos Meliantes
3. História Sem Fim